Configurações iniciais do Windows Server 2008 R2 SP1

Objetivos:

Neste post irei ensinar como fazer as configurações iniciais após a instalação do Windows Server 2008 R2 SP1.

Pré-Requisitos:

Windows Server 2008 R2 SP1 instalado
Nota: Se você não instalou o Windows Server 2008 R2 SP1, leia o passo-a-passo abaixo:
http://guilhermemaia.org/2011/07/15/como-instalar-o-windows-server-2008-r2-sp1/

Procedimentos:

1. Vamos iniciar o Windows Server 2008 R2 SP1, será exibido o Gerenciador de Servidores.
Dentro das várias funções do gerenciador vamos utilizar as principais configurações abaixo:

  • Alterar as propriedades do Sistemas
  • Exibir Conexões de Rede
  • Configurar Área de Trabalho Remota
  • Ir para o Firewall do Windows
  • Ativação do Windows
  • Configurar ESC do IE
  • Configurar Atualizações
  • Adicionar Funções e Recursos

 Como podemos ver na imagem abaixo o Gerenciador de Servidores:

2. Clique em Alterar as propriedades do Sistemas, Alterar, em nome do computador digite o nome
do servidor e clique em OK, e confirme o reiniciamento do Windows.
Nota: Após alterar o nome será necessário reiniciar o servidor.

3. Clique em Exibir Conexões de Rede, sobre o adaptador de rede clique do lado direito do mouse e clique em Propriedades.

4. Clique em Protocolo TCP/IP Versão 4 (TPC/IPv4)  e clique em Propriedades, e informe sua configuração de rede que será utilizada, no meu caso e a configuração abaixo, depois de inserido clique em OK.

5. Clique em Configurar Área de Trabalho Remota, nela temos três opções abaixo:

  • Não permitir conexões com este computador: Selecionando essa opção as conexões remotas para esse servidor não serão permitidas.
  • Permitir conexões de computadores que estejam executando qualquer versão da Área de Trabalho Remota (menos seguro): Selecionando essa opção permitira que qualquer versão do Área de Trabalho Remota ou TS RemoteApp se conecte para o seu servidor. Essa opção é considera menos segura, porém ela poderá ser utilizada caso você não tenha certeza das versões dos Área de Trabalho Remota que estarão se conectando ao seu servidor.
  • Permitir conexões de computadores que estejam executando qualquer versão da Área de Trabalho Remota com Autenticação do Nível de Rede (mais seguro): Selecionando essa opção permitira que somente computadores executando as versões do Área de Trabalho Remota ou TS Área de Trabalho Remota com Autenticação do Nível de Rede se conecte ao seu servidor. Essa opção é considerada mais segura, porém você precisa ter certeza que os Remote Desktops que se conectarão ao seu servidor estão utilizando a versão do Remote Desktop comAutenticação do Nível de Rede.

No nosso caso iremos utilizar a segunda opção e clique em OK.
Nota:
Será notificado que terá uma Exceção de Firewall da Área de Trabalho Remota será habilitada. 

  6. Clique em Ir para o Firewall do Windows
 

7. Por padrão o Firewall do Windows já vem ativado com podem ver abaixo.
Nota: Para alterar as configurações clique em Propriedades do Firewall do Windows 

8. Clique em Ativação do Windows, vamos inserir a Chave do Produto e Clique em Avançar, depois de
inserido será notificado que a Ativação foi Concluída com Sucesso.
Nota: Para ativar o Windows é necessário que o servidor tenha acesso a Internet.

9. Sabe aquela mensagem que fica pedindo autorização para abrir qualquer site no IE, vou mostrar como desativar. Clique em Configurar ESC do IE, como podem ver estão todas ativadas.
Nota: Se o servidor não for de Área de Trabalho Remota, só desative para usuários Administradores.

10. Clique em Configurar Atualizações, para atualizarmos o Windows. Em seguida Clique na a opção Instalar atualizações automaticamente (recomendado).

11. Vamos procurar o Windows Update, e procure as atualizações, Clique nas atualizações disponíveis
 e Clique em Instalar Atulizações.
Nota: Após ser instalada as atualizações pode pedir para reiniciar o servidor, e aí e só confirmar.

12. Para ir em Adicionar Funções, role um pouco à tela e Clique em Adicionar Funções.


13.
Será aberto a janela do Assistente para adicionar funções, Clique em Avançar, em seguida
selecione a função que você deseje instalar.
Nota: Caso queira saber mais sobre as funções acesse o ajuda em Saiba mais sobre funções do servidor

14. Para ir em Adicionar Funções, role um pouco à tela e Clique em Adicionar Recursos.

15. Após será aberto a janela do Assistente para adicionar recursos, selecione o recurso que você deseje instalar.
Nota: Caso queira saber mais sobre as recursos acesse o ajuda em Saiba mais sobre recursos.

Pronto após essas configurações acima, nosso servidor já está apto para funcionar.

Espero que estejam gostado,

Até Mais.

[ ]‘s
Guilherme C. Maia