O que é ITIL? e como se Preparar?


O que é ITIL?

O ITIL™ (Information Technology Infrastructure Library) é um conjunto de
boas práticas e melhores práticas a serem aplicadas na infraestrutura,
operação e manutenção de serviços de Tecnologia da Informação (TI).
Foi criado 1989 pela CCTA e hoje está sob custódia da OGC
(Office for Government Commerce) da Inglaterra.

Constitui-se de uma descrição coerente e integrada de práticas de
Gerenciamento de  Serviços de TI.

A ITIL lida com estruturas de processos para a gestão de uma organização
de TI (Tecnologia da Informação) apresentando um conjunto abrangente
de processos e procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas,
com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional
em vista de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios.

A sua versão atual, ITIL V3, lançada em junho de 2007, mais ao longo
desse tempo até hoje vem sendo atualizada para corrigir falhas,
inconsistências, melhorar alguns conceitos e interfaces entre os livros.

Esquema de Qualificação Profissional se destaca em:

  1. ITIL Foundation (Fundamentos)
  2. ITIL Managins Across the Lifecycle (Intermediário)
  3. ITIL Expert (último nível)
  4. ITIL Master (ainda em desenvolvimento)

Mais infomações: http://www.itil-officialsite.com/Qualifications/ITILQualificationScheme.aspx

O Ciclo de Vida do Serviço e composto por 5 Livros Principais dentre eles:

  •   Estratégia de Serviço
  •  Desenho de Serviço
  •  Transição de Serviço
  •  Operação de Serviço
  •  Melhoria de Serviço Continuada

Estão distribuídos ao longo do Ciclo de Vida do Serviço Processos e Funções:

  • Estratégia de Serviço.
    • Processo Gerenciamento Financeiro.
    • Processo Gerenciamento de Portfólio de Serviço.
    • Processo Gerenciamento de Demanda.
  • Desenho de Serviço.
    • Processo Gerenciamento de Catálogo de Serviço.
    • Processo Gerenciamento do Nível de Serviço.
    • Processo Gerenciamento da Capacidade.
    • Processo Gerenciamento da Disponibilidade.
    • Processo Gerenciamento da Continuidade de Serviço de TI.
    • Processo Gerenciamento de Segurança da Informação.
    • Processo Gerenciamento de Fornecedores.
  • Transição de Serviço.
    • Processo Planejamento e Suporte da Transição.
    • Processo Gerenciamento de Mudanças.
    • Processo Gerenciamento da Configuração e de Ativos de Serviço.
    • Processo Gerenciamento de Liberação e Implantação.
    • Processo de Validação do Serviço
    • Processo de Avaliação..
    • Processo Gerenciamento do Conhecimento.
  • Operação do Serviço.
    • Processo Gerenciamento de Incidentes.
    • Processo Gerenciamento de Eventos.
    • Processo Cumprimento de Requisição.
    • Processo Gerenciamento de Problemas.
    • Processo Gerenciamento de Acesso.
    • Função Central de Serviços.
    • Função Gerenciamento Técnico.
    • Função Gerenciamento da Operação de TI.
    • Função Gerenciamento de Aplicações.
  • Melhoria Continuada do serviço.
    • Processo 7 Passos para Melhoria.

Mercado

O nivél de entrada e a ITIL Foundation que é destinado para vários,
Profissionais de TI que atuam em diversas funções que querem buscar
conhecimento em Gerenciamento de Serviços de TI. E os outros níveis
para áreas de Gerencias e Governança de TI

Podem consultar em várias agências de emprego que ITIL  está em alta
no mercado de trabalho e se já tornou pré-requisitos em grandes empresas.

Sobre Exame

O Exame de certificação da ITIL Foundation e composto 40 questões de
múltiplas escolha, que precisa de 65% para sua aprovação, seu valor é U$150,00,
que tem duração de 60 minutos.
Ele é aplicado pela Prometric através do EXIN e pode ser feito em várias línguas
principalmente em Português-Br. (A tradução e muito boa por sinal)

Mais informações: http://www.exin.com/NL/en/exams/&exam=itil-v3-foundation

Como se preparar para o Exame

Tem várias formas de se preparar para o exame com Treinamentos ou Auto-Estudo,
Vai depender de como você acha melhor-se preparar.

Eu particularmente começei a estudar ITIL devido alguns projetos que estava envolvidos
na Empresa em meados de Junho, logo não hesitei e comprei este livro:

Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI, Marcos André dos Santos Freitas

Se encontra em várias livrarias como Americanas, Submarino e etc.
O livro e muito bom mesmo, tive uma visão geral de Gerenciamento de Serviços de TI
e além do mais ele e preparatório para exame de ITIL Foundations.

Após a leitura decidi estudar a fundo ITIL. Comprei o curso E-Learning da TIExames
do Flávio R. Pinheiro ITIL V3 Expert, que é muito bom, nota 10 o curso,  pratico e contém muitos
simulados bastante parecido com o Exame. (não é marketing rsr)

Com estas formas de estudos consegui a aprovação com Score 90%
Eu achei a prova bem tranquila e de dificuldade média.

Mais somente o curso da TIExames já da pra ter aprovação no exame, como disse
estudei a fundo pra ter um maior conhecimento adquirido.

Agora e colocar em pratica os conhecimento, que estão sendo muito útil para min.

Esperto ter ajudado, sobre um pouco de ITIL e como se preparar para o exame.

[ ]’s